BUILDING BRIDGES IN CARDIOLOGY

Centro de Congressos da Alfândega do Porto

Este emblemático edifício, com a sua arquitetura única e localização privilegiada, oferece o cenário perfeito para um encontro de profissionais de saúde dedicados a discutir os avanços na cardiologia.

Com uma vista deslumbrante para o Douro e rodeada pela rica cultura da Ribeira, a Alfândega oferece não só um local de excelência para o desenvolvimento profissional, mas também uma experiência imersiva na alma da cidade do Porto.

Este evento promete reunir especialistas e profissionais de cardiologia num espaço que combina história, modernidade e inovação, criando uma atmosfera ideal para a troca de conhecimentos e o progresso na prática clínica cardiovascular.

A entrada principal do Centro de Congressos da Alfândega do Porto é feita pelo piso 0, tendo também duas entradas alternativas feitas pelo cais, junto ao Rio Douro.

Como Chegar ao Evento

CENTRO DE CONGRESSOS DA ALFÂNDEGA DO PORTO

Rua Nova Da Alfândega
Edifício Da Alfândega, 4050-430 Porto

Não perca o mais importante evento da
Cardiologia nacional

Manuel Barreiro Perez

Consultor em Cardiologia, especializado em imagem cardiovascular multimodal, incluindo ecocardiografia, ressonância magnética e tomografia cardíaca. Dedica-se também a intervenções estruturais cardíacas por via transcateter. É coordenador da Unidade de Imagem Cardiovascular Avançada no Departamento de Cardiologia do Hospital Universitario Álvaro Cunqueiro, em Vigo, e investigador no Instituto de Investigação em Saúde da Galiza Sul (IISGS). Desempenha ainda o cargo de Presidente da Associação Espanhola de Imagem Cardiovascular, promovendo o avanço da imagem cardíaca como ferramenta essencial na cardiologia moderna.

Antoni Bayes Genis

Diretor do Departamento de Cardiologia do Hospital Universitari Germans Trias i Pujol (Germans Trias Heart Institute [iCor]), onde atualmente exerce também as funções de Presidente do iCor, Diretor do Heart Failure and Cardiac Regeneration (ICREC) Research Program e Professor Catedrático na Universidade Autónoma de Barcelona. Ao longo da sua carreira, apresentou comunicações em diversas conferências nacionais e internacionais e desempenha atualmente o cargo de Editor Adjunto do European Journal of Heart Failure. É ainda coautor de mais de 930 artigos científicos revistos por pares. 

Isaac George

Professor Associado de Cirurgia e Medicina e Diretor de Cirurgia de Doença Cardíaca Estrutural no NewYork-Presbyterian. Além disso, é Codiretor do Structural Heart and Valve Center no Columbia University Medical Center. Especialista em cirurgia minimamente invasiva da válvula mitral e em procedimentos transcateter, incluindo TAVR e MitraClip. Com uma vasta experiência em investigação clínica, é Investigador Principal de vários ensaios clínicos nacionais, tanto na área da cirurgia como na de procedimentos transcateter. 

Rafael Sádaba Sagredo

Vice-presidente da European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS), o Dr. Sádaba dirige a Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário de Navarra é professor associado de Cirurgia na Universidade Pública de Navarra, em Pamplona (Espanha). É também Coordenador da Área de Doenças Cardiovasculares e Renais no Instituto de Investigação em Saúde de Navarra (IdiSNA). Os seus interesses de investigação concentram-se na patologia cirúrgica das válvulas cardíacas. Doutorou-se pela Universidade Pública de Navarra, com um trabalho sobre a doença degenerativa da válvula aórtica.

Reinhold Kreutz

Diretor do Serviço de Farmacologia Clínica e Toxicologia da CharitéUniversitätsmedizin Berlin, na Alemanha, e professor de Hipertensão e Farmacologia Clínica. Foi presidente da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH), entre 2019 e 2022, e atualmente integra o Conselho Científico da ESH, sendo co-presidente das Guidelines de Hipertensão de 2023 e 2024. Publicou mais de 470 artigos científicos e recebeu várias distinções, incluindo um doutoramento honoris causa pela Universidade Aristóteles de Salónica. É editor da revista Blood Pressure e membro do conselho editorial de diversas publicações internacionais na área da hipertensão. 

Michelle Kittleson

Professora no Cedars-Sinai e diretora de educação em insuficiência cardíaca e transplante no Smidt Heart Institute, nos EUA Integrou os comités de redação das guidelines de cardiomiopatia hipertrófica da ACC/AHA e as guidelines de insuficiência cardíaca ACC/AHA/HFSA, foi co-editor-in-chief do ACC Heart Failure Self-Assessment Program e editora associada do Journal of the American College of Cardiology. Recebeu também o prémio ACC Distinguished Teacher of the Year. 
Os seus ensaios e poemas foram publicados no New England Journal of Medicine, JAMA, JAMA Cardiology e Annals of Internal Medicine. O seu livro Mastering the Art of Patient Care foi publicado pela Springer. 

João Cavalcante

Além de dirigir a Secção de Imagiologia Cardíaca do Allina Health Minneapolis Heart Institute (MHI), no Abbott Northwestern Hospital, nos EUA, é também diretor do Centro de Investigação de Imagiologia Cardiovascular e do Laboratório Central da MHI Foundation, supervisionando diversos ensaios clínicos multicêntricos.  

A sua paixão pela imagiologia multimodal e o seu foco nas doenças cardíacas estruturais e valvulares traduzem-se no desenvolvimento de vários ensaios clínicos aleatorizados em imagiologia avançada, de mais de 200 investigações originais revistas por pares e de vários capítulos de livros, workshops e palestras.  

David Jenkins

Cirurgião cardiotorácico no Papworth Hospital, em Cambridge, Reino Unido, licenciou-se na Faculdade de Medicina do Middlesex Hospital da Universidade de Londres, em 1989. Fez a sua formação em cirurgia cardiotorácica nos hospitais Harefield, Hammersmith e St George’s e foi nomeado consultor no Papworth Hospital em 2001, onde é atualmente diretor clínico de cirurgia e transplantação. Tem experiência em todas as vertentes da cirurgia cardíaca de adultos, mas principalmente no tratamento cirúrgico da hipertensão pulmonar, no transplante intratorácico e no suporte circulatório mecânico, incluindo a oxigenação por membrana extracorporal (ECMO). 

Wael Jaber

Professor de Medicina no Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, nos EUA, é diretor de Cardiologia Nuclear e diretor clínico do Imaging CoreLab in C5, além de cardiologista na Cleveland Clinic. Especializou-se em ecocardiografia, Cardiologia nuclear, doença valvular cardíaca, miocardiopatia isquémica e miocardiopatia restritiva e é cofundador do CardiacImagingAgora.com, uma plataforma gratuita na qual especialistas em imagem cardíaca partilham conhecimento, e é professor visitante na Universidade de Coimbra. 

Myeong-Ki Hong

Professor no Severance Hospital, Universidade de Yonsei, em Seul, Coreia, e membro da Academia Nacional de Medicina da Coreia. Especialista em intervenções coronárias, imagiologia intracoronária invasiva e TAVI, foi investigador principal em ensaios clínicos como RESET, IVUS-XPL e RACING. Diretor de cursos internacionais de cardiologia de intervenção e vencedor de prémios científicos, incluindo o Scientific Achievement Award da Sociedade Coreana de Cardiologia. Foi autor de mais de 570 publicações, destacando-se em revistas de alto impacto como JAMA e Lancet. 

Christopher Kramer

Depois de ter dirigido o fellowship de Cardiologia do MCP/Hahnemann University School of Medicine, Christopher Kramer foi diretor do Serviço de Medicina Cardiovascular, diretor clínico da Heart and Vascular Science Line e professor na Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia, nos EUA. O seu principal interesse tem sido a aplicação da ressonância magnética cardiovascular ao sistema cardiovascular. Antes de ser vice-presidente do ACC, foi presidente da Society for Cardiovascular Magnetic Resonance (SCMR), entre outros cargos.  

Muthiah Vaduganathan

Cardiologista e investigador de ensaios clínicos na Harvard Medical School e Brigham and Women’s Hospital, onde é codiretor do Centro de Ciência da Implementação Cardiometabólica. É copresidente de um comité do Heart Failure Collaboratory focado na melhoria dos futuros ensaios clínicos em insuficiência cardíaca, e faz parte do Comité de Planeamento do Fórum Global de Investigadores Clínicos Cardiovasculares. É Editor de Secção de Fellows-in-Training / Early Career do JACC, editor associado do JACC Heart Failure e faz parte do conselho editorial do European Journal of Heart Failure.

Nikolaos Bonaros

Professor associado de Cirurgia Cardíaca na Universidade de Medicina de Innsbruck e vice-presidente do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário desta cidade austríaca. Atualmente, lidera o programa endoscópico e transcateter para doenças cardíacas estruturais em Innsbruck e é copresidente do programa de transplante cardíaco. Os seus interesses de investigação clínica incluem a cirurgia coronária e da válvula mitral, bem como o tratamento cirúrgico da endocardite. A sua equipa centra-se em biomarcadores e na implementação de novas tecnologias para o tratamento de doenças cardiovasculares.

Holger Thiele

Diretor do Departamento de Medicina Interna/Cardiologia do Heart Center Leipzig, na Alemanha, é uma referência mundial nos cuidados cardíacos agudos. É reconhecido internacionalmente pela sua liderança no estudo CULPRIT-SHOCK e pelos seus contributos fundamentais no tratamento do choque cardiogénico e enfarte agudo do miocárdio. É professor de Cardiologia na Universidade de Leipzig e presidente da Sociedade Alemã de Cardiologia (2023-2025). 

Eugenio Picano

Antigo diretor de Investigação do Conselho Nacional de Investigação, em Pisa, Itália, é atualmente visiting professor de Cardiologia no Hospital Universitário de Belgrado, na Sérvia. Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho pioneiro em ecocardiografia de stress, está entre o top 1% dos cientistas mais citados a nível mundial. 

Deepak L. Bhatt

Diretor do Mount Sinai Fuster Heart Hospital professor de Medicina Cardiovascular na Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova Iorque.​

É um dos mais reconhecidos cardiologistas nos EUA e em todo o mundo.